sexta-feira, 18 de setembro de 2015

estruturas de reprodução e formas de propagação

estruturas de reprodução e formas de propagação

  Hoje iremos falar sobre estrutura de reprodução e formas de propagação.
 As plantas possuem duas formas básicas de reprodução a  assexuada: é aquela onde as unidades reprodutivas, provenientes de partes do organismo, originam diretamente outro indivíduo Características: Filhos da planta mãe, Encurta a vida das plantas perenes , Antecipa o início da fase reprodutiva, Reduz o porte das plantas, Como meio de difusão é pouco eficiente. sexuada: é através da união de duas unidades reprodutivas unicelulares, nesse tipo de reprodução são formadas células especiais, chamadas de gametas. Onde um gameta feminino une-se a um gameta masculino através da fecundação que dá origem a um zigoto.
    propagação é um processo de multiplicação do numero de plantas de uma mesma espécie e ao mesmo tempo perpetuando suas características desejáveis. existem varios tipos de propagação   Principais tipos: Mergulhia, Alporquia, Estaquia, Enxertia.  
mergulhia: consiste em fazer um corte no ramo da planta mãe e enterrar o ramo no solo, A parte enterrada ganha raizes e quando está enraizada, pode separar da planta-mãe, obtendo-se assim uma planta independente.

alporquia:  consiste em estimular o crescimento de raízes em um ramo  de uma planta envolvendo um pedaço de um ramo por terra em um pedaço de plastico  Assim, ocorrerá o enraizamento da planta com o passar do tempo obtendo-se assim uma nova muda. 

Estaquia:  obtendo  ramo em pedaços de 20 a 30 cm de comprimento. O diâmetro dessa estaca normalmente varia de 0,5 a 1,5 cm e cada uma deve possuir de 4 a 6 gemas. 

Enxertia: consiste basicamente em juntar os tecidos de uma planta aos tecidos de outra planta, que geralmente é da mesma espécie, passando a formar uma planta com as duas partes: o enxerto  e o porta-enxerto
referencias:Dra. Juliana Araújo Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário