Como exemplos de fatores externos que afetam o crescimento e desenvolvimento de vegetais, podemos citar luz, dióxido de carbono, água e minerais, incluindo o nitrogênio atmosférico, temperatura, comprimento do dia e gravidade.
Geralmente quase todas os hormonios vegetais de uma planta podem ser encontradas na forma conjugada ou seja, ligadas a outras substâncias como açúcares, aminoácidos, peptídeos ou mesmo proteínas. A hidrólise dos conjugados inativos dos tecidos da plantas libera a forma “livre”, ou ativa do hormonio.
Hormonios vegetais são substâncias orgânicas que desempenham uma importante função na regulação do crescimento. No geral, são substâncias que atuam ou não diretamente sobre os tecidos e órgãos que os produzem ativos em quantidades muito pequenas, produzindo respostas fisiológicas especificas.
A atuação dos reguladores químicos depende não apenas de suas composições químicas, mas também de como eles são "percebidos" pelos respectivos tecidos-alvo, de forma que um mesmo hormônio vegetal pode causar diferentes efeitos dependendo do local no qual estiver atuando (diferentes tecidos e órgãos), da concentração destes hormônios e da época de desenvolvimento de um mesmo tecido.
Tradicionalmente, cinco grupos de hormônios vegetais tem maior atenção: auxina, etileno, giberelina, ácido abscísico e citocinina.
Auxina:São produzidos vários tipos de auxinas pelas plantas. Estas auxinas desempenham diversas funções na fisiologia do vegetal.
Principais funções das auxinas:Crescimento do caule e da raiz,Dominância apical ,Tropismos , Produção e desenvolvimento de frutos,Queda de folhas velhas,Formação de raízes .
etileno:O etileno realiza o amadurecimento dos frutos e indução da abscisão foliar. O etileno também tem um papel protetor para as plantas feridas ou infetadas, pois acelera o envelhecimento da parte afetada, garantindo, assim, a sobrevivência da planta. Esse gás é produzido em diversos locais da planta, difundindo-se entre as células.
Giberelinas:São fabricadas nos meristemas, folhas novas e frutos das plantas. A função destes hormônios é estimular o alongamento e divisão da célula vegetal. Agem também na produção de flores, desenvolvimento das folhas e germinação das sementes.
Ácido Abscísico:o ácido abscísico induz o fechamento dos estômatos, o envelhecimento de folhas, e a dormência de sementes e gemas, inibe o crescimento das plantas. Sua produção ocorre em diversos órgãos da planta: caule, folhas e extremidade da raiz (a coifa). A difusão desse hormônio ocorre através dos vasos condutores de seiva.
Citocinina:Uma quarta classe de hormônios vegetais é a das citocininas, assim chamadas porque estimula a divisão celular (citocinese).
As citocininas são produzidas nas raízes e transportadas através do xilema para todas as partes da planta. Embriões e frutos também produzem as citocininas.
referencia:http://brasilescola.uol.com.br/biologia/hormonios-vegetais.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário