Radiação solar:O aproveitamento da radiação solar pela planta depende da sua capacidade de interceptar e utilizar a luz, ou seja, a capacidade fotossintética. Por sua vez, a taxa fotossintética de uma cultura depende da distribuição da radiação solar nas diferentes camadas de folhas e do total absorvido em cada camada, O total de radiação solar interceptado e, eventualmente, absorvido por uma camada de folhas está diretamente relacionado ao ângulo foliar, à declinação solar, à distribuição espectral da radiação e à estruturação das folhas no dossel, Durante o período dos dias curtos 10 horas de radiação são denominadas cultivos de dias curtos são o do feijão, milho, algodão, pepino e tomate .E nos dias longos, temos aproximadamente 14 horas,favorece o cultivo da mostarda, da aveia, do trigo e do centeio.
Portanto, as plantas tropicais são geralmente do tipo de dia curto, enquanto as plantas que se originam nas latitudes médias são do tipo do dia longo.Portanto, as plantas tropicais são geralmente do tipo de dia curto, enquanto as plantas que se originam nas latitudes médias são do tipo do dia longo.
Temperatura do ar:Os seres vivos, animais ou vegetais, requerem certas condições térmicas adequadas para seu pleno desenvolvimento, ou seja, para que seus processos metabólicos transcorram dentro da normalidade.
Espécies frutíferas de clima temperado, de folhas caducas (criófilas ou caducifólias) apresentam um período de repouso invernal, durante o qual as plantas não apresentam crescimento vegetativo. Esse repouso é condicionado pelas condições climáticas, que atuam sobre os reguladores de crescimento
Nos vegetais, a taxa das reações metabólicas é regulada basicamente pela temperatura do ar, afetando, desse modo, tanto o crescimento como o desenvolvimento das plantas. Como esses dois processos ocorrem simultaneamente, fica difícil distingui-los, porém, o desenvolvimento das plantas é regulado por essa variável meteorológica, a qual faz com que a duração das fases ou subperíodos fenológicos e, conseqüentemente, o ciclo das culturas tenha variação inversamente proporcional a ela.
Embrapa clima
Nenhum comentário:
Postar um comentário